Gaiteiro de verdade não desiste


Para pessoas que gostam de resultados rápidos, a gaita é um bom instrumento, de início dá para tocar uma música ou outra, com facilidade, e até impressionar alguns amigos, mas com o tempo o instrumento começa a parecer limitado e e têm-se a impressão de que o máximo que se consegue é aprender uma música a mais para o repertório e, com isso, vai se desanimando com o instrumento, até pela dificuldade de se encontrar materiais mais elaborados ou professores. Este é o divisor de águas entre o verdadeiro gaiteiro e o cara que tem uma gaita enfeitando a estante. É a partir deste ponto que a pessoa começa a aprender gaita de verdade.


Sempre fui muito agitado e ansioso, procurava resultados rápidos para as coisas, gostei da gaita logo de cara, pois sem muitos esforços e com algumas tablaturas, rapidamente, já estava tocando algumas músicas e, mesmo tocando "pianinho" (quando as se toca a gaita sem efeitos e sem sustentação, como se fosse um xilofone tocando cai-cai balão), o som dela é bonito e chama a atenção, motivo pelo o qual continuei aumentando meu repertório de músicas e, consequentemente, a minha pasta de tablaturas.

Com o tempo comecei a desanimar com ela, pois material tem aos montes na internet, mas tudo básico demais (embocadura, como segurar, as notas de cada afinação, etc...), e com a dificuldade de se encontrar amigos que tocam gaita ou professores, acabei encostando a gaita em uma prateleira do meu quarto, isto com um ano e meio "brincando de gaita".

Seis meses depois assisti uma entrevista no Programa do Jô com o Peter Madcat, que cosidero o maior tocador de gaita que já vi, e logo em seguida procurei e achei um vídeo dele no Youtube (Harmônica Crazy), fiquei animado novamente com a gaita e toquei novamente a primeira música que aprendi (Yesterday - The Beatles).

Neste momento percebi que tinha uma noção boa de gaita e que só precisava de um tempo para amadurecer, explorar mais da gaita e descobrir seu potencial.

Durante minha jornada até cheguei a conversar com um cara que me disseram que tocava bem e poderia me dar umas dicas, mas quando ele ficou sabendo que eu estava aprendendo, não só não quis conversar sobre o assunto como não tocou uma só nota para eu ouvir. Logo eu vi que teria que aprender mesmo é na raça, o que me tomou muito mais tempo do que se tivesse um tutor.

Hoje, quase oito anos depois, através de muita insistência, consigo improvisar um blues de razoável, tocar axé, forró, fazer arranjos e até tocar um funk (ritmo que pretendo não me aprofundar). Atualmente estou aprendendo a tocar música clássica e chorinho, com a gaita cromática (usando partituras de Sax), mas digo que ainda não explorei todo o potencial da gaita e tenho muuuiiiiiiito o que aprender, na verdade, é agora que estou começando a aprender gaita de verdade.

Depois de tudo, percebi que para tocar bem, não só a gaita como qualquer outro instrumento musical, são necessários dedicação, estudo e, principalmente, satisfação em fazê-lo, caso contrário você terá apenas mais um enfeite para a sua estante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo ao Toca Gaiteiro, deixe aqui o seu comentário.